Como alcançar a liderança no trabalho

É comum encontrarmos mulheres em cargos mais elevados na carreira. Se você almeja alcançar a liderança no trabalho, confira nossas dicas. O desafio é grande e o caminho não é dos mais fáceis, mas você pode chegar aonde deseja se tiver algumas atitudes.

Gerencie seu tempo

As mulheres nunca possuem uma função só: são mãe, esposa, filha, estudante, dona de casa, etc., portanto, uma das esferas pode prejudicar a outra, interferindo também em sua carreira. Para atingir seus objetivos no trabalho, é importante gerenciar seu tempo de forma que você consiga sucesso em todos os quesitos.

Obter isso não é fácil, mas para você alcançar a liderança no trabalho, é preciso estabelecer prioridades, equilibrando as funções para tempos determinados.

Autoestima em alta

Você acredita que, se chegar a um cargo alto na empresa, foi por sorte? Mude agora esse pensamento! Não tenha a síndrome do impostor, menosprezando seus feitos profissionais.

É preciso manter a autoestima sempre em alta, confiando em suas qualidades e qualificações. Você conseguirá chegar lá por merecimento e não pense em frear as oportunidades quando surgirem!

Desenvolva sua rede de contatos

É de conhecimento público que os homens possuem networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais. Para você alcançar a liderança no trabalho, tenha uma também!

Assim, será mais fácil para você chegar lá, pois conhecerá as pessoas mais indicadas para que você obtenha vantagens na corrida pelas melhores posições na empresa. Não tenha receio de se aproximar de gerentes e diretores e, se tiver oportunidade, almoce com eles ou vá a happy hours onde eles estejam presentes.

Negocie

Quando surgir uma chance de você alcançar a liderança no trabalho, é importante ter em mente algumas formas de negociação. Com uma boa conversa, você poderá obter um excelente salário, além de barganhar horários flexíveis. Assim, poderá passar mais tempo com a família.

Aqui voltamos novamente ao quesito alta autoestima. Você sabe que merece uma posição melhor na empresa, pois tem méritos para isso, então não aceite tudo o que exigirem, se não for vantajoso para você.

Gerencie o tempo com a família

Se você conseguir um bom salário, mas não tiver êxito nos horários flexíveis, provavelmente ficará consumida pela culpa por passar pouco tempo com a família. Mais uma vez ressaltamos a importância de gerenciar o tempo, especialmente com quem você ama.

Você poderá alcançar a liderança do trabalho, mas também precisará dar atenção aos seus familiares. Isto é possível pela transformação de pequenos em grandes momentos, como um super jantar ou uma excelente brincadeira com os filhos. Lembre-se: ofereça a quem você ama tempo de qualidade.

E a culpa?

Nós sabemos que é muito comum as mulheres bem-sucedidas no trabalho serem consumidas pela culpa por deixarem seus filhos com babás e quase não ficarem com eles. Mas, de acordo com pesquisas, é saudável para eles que a sua mãe trabalhe.

Assim, seus filhos terão a oportunidade de enxergar o seu esforço para conciliar todas as funções com sucesso. Eles verão que é possível ser mãe e líder ao mesmo tempo e ficarão orgulhosos de suas atitudes.

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS POR E-MAIL

Alexandre Chollet

Blogueiro, escritor e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

Website: http://alexandrechollet.com.br/