Como melhorar a autoconfiança

Se você sente necessidade de melhorar a autoconfiança, tanto na vida pessoal quanto na profissional, acompanhe nossas sugestões abaixo. São maneiras simples, que te tornarão mais segura e feliz.

Esteja perto de pessoas positivas

É muito mais fácil ser confiante e ter pensamentos positivos quando você está perto de pessoas que também são assim. Quando o clima de um ambiente está bacana, ele contagia!

Então, procure sempre se aproximar de pessoas bem-humoradas e otimistas, para que você seja contagiado por estes sentimentos. Assim, você se esquecerá dos problemas e acreditará que eles poderão ser superados.

Organize-se

Será muito mais simples melhorar a autoconfiança se você organizar melhor a sua rotina e os seus horários. Se não fizer isso, provavelmente colocará em sua cabeça que não dará conta de fazer tudo o que precisa.

Ao organizar-se, você fará com que seu dia renda mais e conseguirá realizar todas as atividades necessárias. Isto trará confiança e motivação, você vai ver. Portanto, tenha uma agenda e controle toda a sua rotina por ela já!

Faça atividades prazerosas

Sabe aquela atividade prazerosa, que você adora fazer, mas que nunca consegue? Por preguiça, falta de tempo ou de organização, as pessoas costumam deixar de lado seus passatempos preferidos.

Mas você, que está querendo melhorar a autoconfiança, não fará igual, não é mesmo? Deixe um tempo em sua agenda para hobbies e atividades de lazer. Assim, o prazer proporcionado por estas atividades deixará você mais leve e com autoestima elevada. Esteja pronta para conquistar o mundo!

Tenha vida social

Você passa o dia no trabalho, chega em casa e precisa lidar com as tarefas domésticas, o jantar, dar atenção para os filhos, o companheiro, etc.? Essa é a rotina estressante de muitas mulheres, da maioria, para dizer a verdade.

Por este motivo, é comum não ter tempo para vida social, como por exemplo, um jantar com os amigos. E deixar de estar rodeado por pessoas que te admiram pode minar sua confiança.

Então, faça um esforço para ter vida social com frequência. Nestes momentos, deixe o celular em casa e curta de verdade o momento, sem preocupações. Esqueça o trabalho, as tarefas, vá em busca de sua felicidade. Aceite, faça convites e descanse mais tarde.

Seja altruísta

Ficou na dúvida quanto a esta dica? Como você poderá melhorar a autoconfiança apenas por fazer o bem para os outros? Vamos à explicação então.

Você tem uma rotina estressante e não tem tempo para pensar em si, quanto mais nos outros. Mas é justamente aí que você precisar se atentar, porque oferecer a alguém um pouco do seu precioso tempo fará com que você se sinta imediatamente melhor.

Não estamos dizendo para você fazer trabalho voluntário nem visitar instituições de caridade, mas pensar um pouco no próximo já ajuda. Ouvir um amigo desabafar, brincar com uma criança, dar um presente a alguém, são algumas formas de ajudar sem esperar nada em troca.

Tomar estas atitudes fará com que você possa melhorar a autoconfiança, além de dar amor aos outros. E todos saem ganhando.

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS POR E-MAIL

Alexandre Chollet

Blogueiro, escritor e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

Website: http://alexandrechollet.com.br/